Scrap


Há ainda quem não conheça esta arte!!!

Sua origem é datada desde o século XVII, onde seu significado é:  scrap (do inglês = recortar) book (livro), mas, calma... Não trata-se de recortar livros e sim de montá-los.... Sim, trata-se de montar livros, cadernos ou álbuns com tudo o que você pode ter de recordação atrelados com pedaços de tecidos e papéis decorados.

Não preciso dizer que os primeiros álbuns para recortes,  não continham fotografias. Estes eram verdadeiros diários.... guardavam citações, poemas, recortes de jornal, lembranças de viagens (ou, por que não, lembranças de um amor escondido?). Tudo para que fosse possível recordar um momento especial ou pessoa querida!

Na história de scrapbooking, Thomas Jefferson estava entre o primeiro americano mais famoso a fazer álbuns de recortes: para referência, ele mesmo criava uma série de álbuns cheios de recortes de jornal que falavam sobre si mesmo. (Você não faria o mesmo se fosse ele?)

Porém, com a invenção da fotografia (1839), as coisas mudaram um pouco... Os álbuns foram explorados como forma de recordação, e, a partir daí eles foram sendo feitos, desde a sua forma mais simples, até a mais requintada.

Com a era da foto digital, tudo ficou mais simples e mais acessível: há quem tire várias fotos do mesmo momento, apenas para escolher qual delas será colocada no seu álbum! E, assim, a quantidade de álbuns de fotografia aumentou consideravelmente e, desta vez, mais e mais trabalhado!

Desta forma, podemos definir Scrapbooking hoje, como a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias. Personalizando as páginas e fazendo com que os momentos fotografados tornem-se ainda mais especiais e únicos.

Mas a técnica de scrapbook não pára em álbuns de fotografias: ela pode ser utilizada para muitas outras finalidades: cadernos de receitas, de assinaturas (já pensou em usar um destes no seu casamento ou no nascimento de seu bebê?), convites (aniversários, chá de bebê, etc), marcadores de livros, agendas, cartões....

Com esta arte, seus momentos com certeza serão únicos e personalizados, pois nunca nenhum item será igual ao outro!!!

Visite no meu marcador SCRAPBOOK e veja minhas artes com esta técnica!

Um abraço,

Dani Matos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...